quinta-feira, 14 de julho de 2011

Design de Moda: Resenha 1º Semestre

Olá meninas! =)
Acabou de fechar um semestre, e eu vou compartilhar com vocês o que eu aprendi!


Workshop: Moulage


Pra quem não sabe, Moulage é quando se ''faz'' a roupa diretamente no manequim. Na aula, a Professora forneceu 2m de tecido branco, tinhamos agulhas, alfinetes, linha, tudo para nos ajudar na confecção.
Confesso que não sou muito habilidosa (AINDA) em costura, então eu sofri um pouco na modelagem. 
Aqui vai minha peça:


Eu peguei o tecido, e fui prendendo parte por parte com alfinetes, e eu NÃO costurei haha.


Cores, volumes e perspectivas


Tive uma matéria muito interessante e proveitosa, que foi a Linguagem visual =) Basicamente, aprendi a trabalhar com as cores, utilizei muitas tintas, aprendi em como aplicar uma perspectiva correta, aprendi a sombrear, a trabalhar com a simetria e assimetria, equilibrio e instabilidade, simplicidade e complexidade, regularidade e irregularidade.


Alguns trabalhos que efetuei:


Círculo Cromático


Pintura com cores primárias e secundárias


Pintura com a escala de cinza


Ankle Boot em perspectiva


                                                              Sapatilha em perspectiva


Conceito por trás da Moda


Com certeza onde mais aprendi foi em um projeto interdisciplinar que realizei em grupo. O tema escolhido foi as Vanguardas Européias (pra quem não conhece clique aqui ) e este foi dado para todos os grupos, porém dentro dele foi escolhido um subtema para cada grupo. No meu caso, foi o Fauvismo. E dentro do Fauvismo, tinhamos que escolher um objeto de estudo, no caso um pintor. E escolhemos o Henri Matisse.
Através desses dados, tivemos que formular um conceito, ou seja, entender o que estava por trás de tudo isso, por ex: se tal pintor pintava sempre com movimento aparente, o conceito poderia ser 'movimento'. Depois de muito estudar, baseamos em uma frase de Henri Matisse, que dizia 'há de ver toda a vida com os olhos de uma criança', ou seja, olhar tudo sempre como se fosse pela primeira vez. Na moda, para se criar ao invés de copiar, temos que esquecer de tudo que já foi feito e dito e deixar vir de dentro de nós, a nossa ingenuidade. Formulamos então, o conceito: A descoberta após a descoberta, afinal se olharmos tudo sempre como se fosse pela primeira vez ocasionariamos uma descoberta continua.
Através desse conceito, tinha que construir um objeto tridimensional vestível de papel branco, sem poder colar, grampear, etc. E depois de muito pensar, relacionamos a eterna descoberta com um casulo, que já remete ao novo, por si só, e dentro dele colocamos outro casulo, e dentro desse outro, mais um. Dando a sensação de continuidade, de estar descobrindo infinitamente.
O objeto 3D vestível não é pra ser bonito, é pra ser conceitual.


Heis o objeto:
E por cima, foi colocado um papel amassado formando um casulo deformado.

Um dos croquis que fiz:


Bom é isso gente, espero que tenham gostado =)

44 comentários:

  1. Que showw, parabéns pela roupa! haha
    Lindos desenhos ;)

    http://amoreoutrasguerras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bacana você compartilhar algumas coisinhas do que aprendeu. Acho muito legal o curso de Designe de Moda. Como tudo nessa vida temos que ter paixão, não é mesmo?

    Beijocas e eutimia.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza! É a minha vida, amo o que faço!

    Bjs =)

    ResponderExcluir
  4. aiii eu querooo fazer tbm
    =)))
    abraços
    http://meninos-cor-de-rosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Esses cursos de moda são muito bons , ja fiz um e confesso que modelagem era o meu fraco , mas é uma parte de extrema importância . Boa sorte com o curso , seguindo seu blog , da uma passada lá no meu também .

    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Mto legal o post, acho Moda uma coisa tão interessante, mas confesso que não é pra mim. Qnd era criança cheguei a criar uma roupinhas de boneca, e dizia que iria ser estilista mas só de brincadeira, não passou disso.
    Parabéns pelas suas criações e Sucesso!!!

    Beijos.. =)

    ResponderExcluir
  7. Andy, eu estou amando fazer faculdade de Design de Moda, o curso é muito rico! =)

    http://mmmorango.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Rejane, olha desde pequena eu falava que ia ser estilista, não botavam fé e aqui estou eu! haha

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Aiin, que perfeitoo!!! eu ameei!! eu queria muito fazer Design e moda, mas ai escolhi fazer vestibular pra jornalismo ano que vem!
    bjs bjs
    http://oicarolina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Ah que bom que gostou Carool! =)
    Jornalismo é bem leeeegal também!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, beleza?
    Ahhh fazer curso que agente gosta é o maximo!
    Voce estuda moda onde?
    Beso!
    Tamires
    www.coisademaria.com

    ResponderExcluir
  12. Que lindo o seu curso! bem trabalhosos tbm, mas se vc gosta, então ficará fácil!
    =*

    ResponderExcluir
  13. Olá... Adorei o blog, os desenhos estão lindos.. Teve ser o máximo fazer esse curso... Já vou seguir...
    Conhece/segue o meu tam,bém:
    http://anandices.blogspot.com/2011/07/take-look-lencos.html

    ResponderExcluir
  14. Você não é tão habilidosa com costura e mesmo assim modelou esse vestido sem nem tocar em linha e agulha!? Imagino eu fazendo isso, a loucura q ia sair. Parabéns moça!

    ResponderExcluir
  15. Tamires, eu estudo na Anhembi Morumbi!! =)
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Mari, verdade! Com desafios fica melhor ainda haha!

    ResponderExcluir
  17. Ananda, que bom que goooostou! =) Vou dar uma olhadinha no seu tambem, bjs

    ResponderExcluir
  18. Hahaha, foi bem trabalhoso!! Mas ainda bem que deu cerrrrto =)

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Bah que bacana! é muito bom fazer oque se gosta.

    ResponderExcluir
  20. Adorei os desenhos,são lindos!
    Fazer moda deve ser bem difícil!
    Um Beijo!


    http://necas-de-pitibiriba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. De verdade! Durante muito tempo tive vontade de fazer moda! Hoje penso s[ériamente em artes gráficas.. mas o desejo pela moda voutou lendo a sua matéria.
    Ariano é triste.... quer fazer TUDO e no fim não faz nada... ToT

    De verdade, teu post tá 10!
    Ainda não posso avaliar (nem poderia né? XD) se você tem talento para moda, mas "talento" é algo muito "discutivel" hoje em dia...
    Se esforce e mande há ver! o/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Angélica,
    Haha que coisa, sou ariana também!
    Mas olha, to amando o curso viu!

    E que bom que gostou, pois é, ainda tem muito chão pela frente, logo menos entrarei no segundo semestre!

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Muito interessante a postagem. Bom conhecer um pouco do seu mundo de design de moda!
    ...........
    http://mulherdejaleco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Joze, que bom que gostou!! Obrigada,
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. eu que pensei que moda era algo simples , mais não o estudo va além de tecido , cores, modelagem .

    adorei seu blog

    http://www.blogescolhas.co.cc

    ResponderExcluir
  26. Com certeza Karina! =) O curso é bem complexo, pra você ter uma idéia, tive que aprender tudo de arte entre a pré-história até as vanguardas, são 1000 anos ! kkk

    bjs

    ResponderExcluir
  27. Nossa que legal, pretendo fazer o Design de moda também!!!

    Obrigada pela visita no blog!!!

    Meu blog:
    http://azizefashion.blogspot.com/
    Minha page:
    http://www.facebook.com/pages/AZIZE-FASHION/133491186723572
    Twitter:
    @AzizeFashion
    @SamantaAzize

    ResponderExcluir
  28. Menina! Moda é linda mas não é comigo, mal sei costurar uma meia, mas admiro demais quem tem o dom, e que lindo aquele vestido que fizeste sem costurar! Parabéns
    Beijãozão Sucesso

    ResponderExcluir
  29. Samanta, por nada! Faz sim, é o máximo!

    ResponderExcluir
  30. Shairy, ah eu sou um pouco ruim na costura, mas não adianta, eu amo demais o que eu faço! Ah e obrigada viu! bjs

    ResponderExcluir
  31. Say, adorei o post com o resumo da matéria de lingúagem visual, a matéria que mais gostei, nosso 1° inter ficou muito bom, fiquei contentissima com (nosso) esforço!

    Beijos e a té o 2° semestre.

    Gee

    ResponderExcluir
  32. Gee, eu também adorei linguagem visual! E nosso inter valeu a pena, a gente deu o nosso melnor!

    Beijos, até!!

    ResponderExcluir
  33. Achei os desenhos do sapato e arara bem criativos.. Abraço Querida!

    ResponderExcluir
  34. adooro moda, mas não tenho mt dom pra isso. mas é mt bonito né

    beijos
    http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Sayuri, que invejinha de suas matérias criativamente coloridas na faculdade! Fiz Letras e era tanto falar e pouco fazer, you know? Adoro prática, amo cores, curti demais o vestível branco que você montou e a frase do Matisse que o inspirou. Matisse é dez. Beijíssimos fashion e parabéns pelos trabalhos tão lindos!

    ResponderExcluir
  36. gostei muitoo destee!!!
    parabens vc ta aprendendo bem, adorei,
    mas oque mais me chamo atenção foram os sapatos!!!

    ResponderExcluir
  37. Fernanda, ah fico realmente muito feliz por ter gostado! De verdade! Isso me dá forças a continuar!

    ResponderExcluir

Avaliem, dêem sugestões, tirem dúvidas =)