sábado, 4 de junho de 2011

Design de Moda: Linha do Tempo da Moda

Bom, hoje vou falar sobre um dos primeiros assuntos que eu me interessei quando comecei o curso, a Linha do Tempo da Moda!
Texto baseado no livro Fashion Design;

Séc XVIII
Revolução Francesa e Industrial
Época Império

Vestidos de cintura alta e linha império, babados, espartilhos e anquinhas volumosas.                                                                  

Séc XIX
Invenção da Fotografia
Lançamento da revista Vogue   

          Mangas bufantes, decotes baixos, silhuetas em forma de sino.Espartilho, era Vitoriana.
Seios fartos e anquinhas, saias drapeadas,  peças Gibson Girls

Séc XX       
Revolução Russa
1ª Guerra Mundial   

Anos 20-30
Invenção da Televisão
Coco Chanel

Tronco reto, cintura baixa, silhuetas longilíneas, esguias e coladas.

Anos 40
Segunda Guerra Mundial

    
Make do and mend. Roupas práticas para enfrentar a guerra, influência militar.

Anos 50
Surgimento da máquinas de lavar



Sofisticação, valorização de formas concâvas.Silhueta em forma de ampulheta, saias longas e rodadas.
New look Dior.

                                                         
Estilo girlish (Audrey Hepburn e Juliette Greco). Saias rodadas, sapatos sem saltos.

Anos 60
Assassinato do Kennedy


Minissaia. Vestidos de pvc, estampas geométricas, meia calça opaca e influência da art pop.
Twiggy : estilo boneca

Anos 70
Avanço do movimento feminista


Movimento Hippie. Calça boca de sino, estampas coloridas e florais, cores e brilhos.


Moda disco. Roupas poderosas e cintilantes, cabelos volumosos.

Anos 80
Casamento do principe Charles e Diana


Aliança com a música jovem. Punk, antimoda e fetichismo.



Oposição entre a alta moda e a moda das ruas.(Diana x Madonna).Roupas fáceis de usar.

Anos 90
Colapso da União Soviética


A volta do estilo sofisticado e feminino.

Séc XXI

Agora há um ecletismo e individualismo na moda. A mesma é vista como um espetáculo, releitura de épocas passadas.

Bom, espero que tenham gostado! Beijos

4 comentários:

  1. Como eu queria ter um vestido da época do império. De verdade acho super elegante e feminino, pena que tem nas lojas rsrs.
    Se bem que os corseletes você acha p/ comprar, e as meias, sapatos de boneca. Mais os vestidos mesmo nunca achei. Só em fotos das meninas do Japão ou algo assim rs.
    Bjãoo

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu tambem! São tão lindos!
    Por que você não manda fazer? Eu to pensando nisso!
    Beijos linda

    ResponderExcluir
  3. Ai amei esse blog, penso em fazer moda futuramente .. essa matéria me deu uma super inspiração para criar looks novos.. aii me ajudou ainda para o meu trabalho .. amei de verdade

    ResponderExcluir

Avaliem, dêem sugestões, tirem dúvidas =)